Na sexta-feira, dia 10, a Nissan apresentou a linha 2013 da picape Frontier que, como principal mudança, recebeu a terceira geração do motor YDK 2.5 16V turbodiesel, conforme haviamos divulgado. Em meio à enxurrada de novidades neste seguimento, esta foi a estratégia escolhida pela Nissan para não ficar para trás de modelos como a nova Chevrolet S10 e a Ford Ranger, que devem chegar às lojas ainda neste semestre.
Não houve nenhuma mudança visual na picape. Por outro lado, a injeção de potência no motor diesel da Frontier compensa o design – que ainda é moderno. Tanto a versão 4x2 quanto a 4x4 continuam com o mesmo bloco 2.5 16V. Quem optar pela primeira opção terá 163 cv e 41,09 kgfm de torque, a segunda despeja 190 cv e 45,8 kgfm. A Nissan afirma que a nova Frontier ficou 10% mais econômica com o novo motor, que teve um aumento na potência de até 32% com relação aos modelos anteriores.
Essa foi a maneira que a Nissan encontrou de bater de frente com as novidades que estão chegando para o mercado nacional. No entanto, a falta de uma versão flex - ou mesmo a gasolina, continua, embora tenha se tornado uma tendência na concorrência, como é o caso da Toyota Hlux. Apesar disso, Tiago Castro, gerente de marketing de produto da Nissan, disse que “a Nissan não tem planos envolvendo os motores flex”.
Segundo Tiago, a expectativa da Nissan para 2012 é vender 16 mil unidades da nova Frontier. Isso representaria uma participação de 11% no segmento que, conforme informou o gerente de marketing, deverá crescer 10%. Juntando todos estes números, pode-se prever que a Nissan crescerá apenas 1% com a Frontier 2013.
Em 2011, ela sustentou com raça o 6º lugar das picapes mais vendidas, com um acumulado de 13.681 unidades emplacadas. O gerente de marketing da marca afirmou que espera permanecer nesta mesma posição em 2012. Mesmo sem o “fator novidade” dos lançamentos, ele crê que o aumento de vendas do veículo irá fazer com que as pessoas “pensem mais na Frontier” na hora da compra. Será?
Impressões da Nissan Frontier
Claro que, quando um motor voa de 172 cv (versão anterior da Frontier) para 190 cv, as mudanças tornam-se nítidas. Neste caso, a Frontier esbanja uma vantagem esmagadora sobre seus concorrentes. Nós testamos a versão automática de 5 marchas e a manual de 6 marchas da picape, em um rápido trajeto em Aldeia da Serra, próximo a São Paulo.
As atualizações no propulsor, como a troca de componentes para a redução de fricção e o novo cabeçote, fizeram a diferença neste que agora é o mesmo motor vendido na Europa. As respostas ficaram rápidas e, principalmente com o câmbio manual, a picape ficou mais divertida para dirigir. Com o câmbio automático, porém, a diversão acaba no momento que ele começa a demorar a engatar as marchas e a Frontier acaba domada pela própria transmissão.
Enquanto a Nissan vai à frente das concorrentes com um motor mais potente, o acabamento e as peças não justificam o alto preço cobrado por ela. O interior tem alguns itens de plástico dignos de March, no modelo automático a forração do teto estava mal encaixada e ele parecia estar solto, no carro com banco revestido de pano, a qualidade do material não fazia jus ao preço.
Porém, o acabamento inferior e a falta de mudanças no visual são os únicos itens que deixam a Frontier em defasagem em relação ao rivais mais novos. Como o espaço não mudou, o utilitário continua levando facilmente quatro pessoas, todas muito bem acomodadas - o 5º passageiro já muda esse quadro. A dirigibilidade e a visibilidade também merecem uma “estrelinha”, graças à direção hidráulica – que leva apenas ajuste de altura, infelizmente.
Atrás da caçamba, não seria nada mal uma câmera de ré ou um sensor de estacionamento. Infelizmente, os sensores são opcionais. Porém, na linha 2013 a picape ganhou ABS e air bag de série em todas as versões. Partindo de R$ 90.990 na versão XE 4x4, chegando a valer até R$ 128.990 na LE Attack 4x4, a Frontier mira em uma fatia maior neste setor que anda tão aquecido. Sem contar que se você precisar, ela sobe até parede.
Fonte: iGCarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário