Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nissan antecipa conceito elétrico Esflow


Carros esportivos com motorização 100% elétrica ainda não caíram no gosto dos entusiastas de automóveis de alta performance, mas, inevitavelmente, é uma forte tendência em tempos de redução de emissões e consumo de combustível. Atenta ao segmento que começa a nascer, a Nissan anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento do conceito Esflow para o Salão de Genebra, na Suíça, em março, modelo capaz de cumprir o 0 a 100 km/h em 5 segundos.

Segundo a Nissan, o protótipo é movido por uma versão “vitaminada” do mesmo sistema propulsor do Leaf, modelo elétrico que a marca já vende no exterior. As baterias são de ion lítio e proporcionam ao carro alcance de até 240 quilômetros. Já a recarga é feita por meio da conexão com a rede elétrica convencional ou a partir do sistema de freio regenerativo, que transforma a energia cinética das frenagens em eletricidade.

O Esflow ainda traz características típicas de carro esportivo, como o centro de gravidade bastante baixo, tração traseira, chassi de alumínio, perfil com aerodinâmica apurada e espaço interior para apenas dois ocupantes. Um detalhe curioso do conceito, fora seu design exótico, é a ausência de retrovisores externos. Em vez de espelhos, o modelo possui câmeras e sensores, que avisam o motorista sobre a presença de algum objeto vindo pelas laterais.

A marca japonesa ainda inova ao propor no Esflow comandos de condução drive by wire, que dispensa cabos e demais artifícios mecânicos para os controles. Em vez disso, pequenos motores elétricos, acionados por fios, se tratam de respondem aos movimentos do volante e pedais. Atualmente, esse tipo de tecnologia é usado nos aviões mais modernos.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails