Pesquisa personalizada

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nissan Leaf é escolhido carro europeu do ano


O ano de 2011 está apenas começando, mas o Nissan Leaf já ganhou o prêmio de carro do ano na Europa. Segundo uma nota divulgada nesta quarta-feira (26), o modelo projetado pela aliança Renault-Nissan teve o maior número de votos entre os 58 jurados do CoTY (car of the year ou carro do ano) concorrendo com outros seis carros de diversos segmentos.

Com as vantagens de ser um veículo com nível zero de emissão de poluentes, o Nissan Leaf foi o primeiro carro totalmente elétrico a ganhar essa votação e segundo o próprio presidente do júri do CoTY, “muitos carros elétricos ganharão o Carro do Ano na Europa no futuro, mas quando ganharem, será necessário lembrar qual foi o primeiro. Por isso o Nissan Leaf é tão especial”.

O Nissan Leaf é movido graças a uma bateria de íon-lítio de 90 kW, que pode ser carregada em uma tomada de 220 V (padrão dos EUA e Europa) em 8 horas, ou em uma de 110 V (caso mais comum no Brasil) onde o processo pode ter um tempo estimado de 20 horas. Com esse motor elétrico, o Leaf desenvolve uma potência máxima de 108 cv e 28,5 kgfm de torque.

Além do apelo verde, o Nissan Leaf conta ainda com um sistema de freios regenerativos, onde a energia usada nas frenagens é transformada em energia para o carro. Também entre os itens de conforto do carro, estão ar-condicionado, sistema de navegação e câmeras auxiliares para estacionamento.

Fabricado no Japão, o monovolume elétrico deve chegar ao mercado americano e europeu entre o final de 2012 e início de 2013, segundo a empresa. O preço cotado para o modelo nos EUA é de US$ 25.280 (algo em torno de R$ 44.000 sem contar taxas de importação e impostos brasileiros) já contando com o incentivo do governo para a compra do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails