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sexta-feira, 4 de março de 2011

15 dias com o Nissan Tiida Sedan


No Salão do Automóvel de 2008, tudo parecia estar certo: a Chrysler traria o Nissan Tiida Sedan ao Brasil com o nome de Trazo – e logotipo da marca Dodge, sua controlada. A parceria não vingou, o tempo passou e, no ano passado, foi a Nissan que resolveu importar o três-volumes mexicano. O visual de gosto duvidoso continua lá, mas o modelo tem vários méritos. Os principais são o bom espaço e a recheada lista de itens de série a preços camaradas.

O Tiida Sedan tem tabela de R$ 44.500 e motor 1.8 flexível de até 126 cv – o mesmo da versão hatch. O objetivo da Nissan é fazer desse três-volumes um coadjuvante de peso em seu segmento, tendo como alvo o veterano Astra, um dos modelos preferidos dos frotistas – atualmente esse é o público alvo do Chevrolet.

Por isso, a marca japonesa oferece seu sedã com espaço de médio a preço de compacto. Na tabela o Tiida Sedan é R$ 6.490 mais em conta que a versão hatch, que traz os mesmos itens.
Pequenos detalhes desagradam
A lista de equipamentos de série é um dos pontos altos do Nissan Tiida Sedan. Há ar-condicionado, conjunto elétrico (só o vidro do motorista tem função um- toque), direção assistida e computador de bordo, entre outros.


Mas alguns detalhes desagradam. Um deles é o rádio, que mesmo com entrada auxiliar, não tem conexões USB e para iPod. O acionamento do alarme e das travas é feito por um chaveiro à parte. Ficaria melhor agregar tudo na própria chave, para dispensar o volume extra.

As travas são acionadas automaticamente de acordo com a velocidade do carro. Porém, elas não são desativadas pelas maçanetas internas das portas dos passageiros. Só o motorista consegue fazer isso a partir de sua própria trava.

O único opcional é a cor metálica e só há a prata, por R$ 1 mil. Os tons sólidos são preto e branco. E só.

Custo-benefício é o diferencial
O sedã que mais se aproxima em preço ao Tiida é o também mexicano Ford Fiesta Sedan. Mas além de ser menor, traz motor mais fraco que o de seu compatriota Nissan. Ainda assim, custa R$ 5.400 a mais.

Também inferior nos quesitos dimensões e motor, o City supera em R$ 10.920 o Tiida Sedan quando o assunto é tabela. Apenas o Linea custa mais que o Honda. A favor, o entre-eixos do Fiat é maior que o do City.

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